13 Ferramentas Google para a educação

Por Rosangela Maria Cunha em 17 de setembro de 2012
O Google possui diversas ferramentas úteis tanto para estudantes, quanto para professores. Veja algumas das muitas ferramentas que o Google oferece e que podem ajudar você a utilizá-lo nos estudos:

1 - Google Search 

É o carro chefe dos serviços Google. A busca do Google vai de A a Z, incluindo números e caracteres especiais. Nela você pode encontrar de um tudo e até pode personalizar o motor de buscas, segundo as suas próprias necessidades. Uma mão na roda para pesquisas.
Para acessar: https://www.google.com.br/


2 - Google Acadêmico 
Trata-se de um serviço dirigido para pesquisas e estudos mais aprofundados em diversas áreas, como geografia, biologia, literatura, psicologia, etc.
 Para acessar: http://scholar.google.com.br/


3 - Google Notícias 
Possibilita que, em uma única página, você encontre diferentes fontes de notícias de vários lugares do planeta. São mais de 1.500 fontes de notícias em português no mundo todo, organizadas segundo o assunto e exibidas de acordo com o interesse de cada leitor.
Para acessar: http://news.google.com.br/


4 - Google Earth 
As possibilidades nessa aplicação são inúmeras. Com o Google Earth você pode estudar os oceanos e outros locais em 3D, por exemplo. Para desfrutar, é necessário baixar o aplicativo.
Para acessar: http://www.google.com/earth/index.html


5 - Google Sky 
Oferece uma verdadeira aula de meteorologia e astronomia por ser feita a partir da ferramenta Google Sky, do Google Earth. Pocê poderá encontrar a posição dos planetas e constelações que podem ser observadas pelo Telescópio Espacial Hubble.
Para acessar: http://www.google.com/sky/


6 - Google Groups 
A ferramenta é uma forma de participar de discussões on-line. Assim, há a possibilidade de você colaborar e interagir com seus colegas de classe ou grupo de pesquisa/interesses.
Para acessar: http://groups.google.com/


7 - Google Code University 
Com o Google Code University você pode aprender mais sobre ciências da computação por meio de conteúdos disponéveis em licença Creative Commons.
Para acessar: http://code.google.com/edu/


8 – Google Docs 
Você pode criar e compartilhar documentos na web, como planilhas, textos, apresentações, formulários, acessando-os de qualquer computador ou smartphone. A colaboração pode ser feita em tempo real.
Para acessar: http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/documents/


9 – Google Drive 
Trata-se de um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem. Você pode abrir documentos salvos no Gmail em outros serviços; ele é capaz de lidar com mais de 30 formatos de arquivos diferentes, incluindo os do Adobe Illustrator e Photoshop, vídeos em alta definição — e não é preciso nem mesmo ter os aplicativos correspondentes instalados na máquina.
Para acessar: https://www.google.com/intl/pt_BR/drive/start/index.html?authuser=0


10 – Google Course Builder 
Oferece em uma plataforma de código aberto todas as ferramentas necessárias para criação de cursos online.
Para acessar: https://code.google.com/p/course-builder/




11 – Youtube 


Permite assistir, enviar e compartilhar vídeos. Atualmente há milhares de vídeos com tutoriais e cursos à disposição gratuaitamente.
Para acessar: http://www.youtube.com/



12 – Google Books 
Possibilita a pesquisa de textos completos de livros.
Para acessar: http://books.google.com.br/


13 – Google SketchUp 
Permite que se construa modelos 3D. É necessário fazer o download do aplicativo.
Para acessar: http://sketchup.google.com/intl/pt-BR/

0 comentários:

Postar um comentário